Uma das qualidades que aprecio nas pessoas é o saber ouvir. Saber ouvir o que os outros dizem revela interesse e disponibilidade.
Mas há um outro saber ouvir que muitas vezes nos passa ao lado. Estaremos nós atentos ao que dizemos. Ouvimos realmente o que dizemos? Eu...nem sempre. Há momentos em que me dou conta das palavras que acabei de dizer e não era nada daquilo que eu queria transmitir.
Saber ouvir os outros é importante mas não podemos deixar de tomar atenção aquilo que vamos dizendo.
Ás vezes apetece-me andar de gravador, seria talvez surpreendente ouvirmos o que vamos dizendo ao longo do dia. Se tivessemos oportunidade de nos ouvirmos mudariamos o nosso discurso? Mas como não andamos de gravador há provavelmente muitas coisas que vamos dizendo que passam sem que nos apercebamos que as dissémos-" são as palavras da boca para fora" .
Vou ouvindo coisas minhas e dos outros que me preocupam, estamos menos tolerantes, levantamos a voz com mais facilidade, somos incoerentes,...
Um saber ouvir de um amigo deve servir para nos chamar a razão quando não ouvimos o que dizemos...Esforço para saber ouvir o que se diz: o que os outros dizem e o que eu digo. Faz-me falta mais ouvidos interessados e disponiveis. que me ouçam e que se ouçam...
2 comentários:
eu sofro desse mal. mas já sofri mais. agora estou um pouquito melhor - mais reflexiva, menos impulsiva. será da idade?
se tens consciencia que andam todos mais intolerantes e incoerentes, tenta dar um passo num sentido diferente e ao mudares, os outros à tua volta terão por sua vez, essa necessidade de mudar tb!
Enviar um comentário